Porto de Santos registra recorde histórico de movimentação de cargas em maio

Porto de Santos registra recorde histórico de movimentação de cargas em maio

Em maio de 2025, o Porto de Santos alcançou a maior movimentação mensal de sua história, totalizando 16,6 milhões de toneladas de cargas processadas. Essa marca representa um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando a melhor performance já registrada para o mês de maio.

Dentre os segmentos que impulsionaram esse desempenho, destacam-se os granéis sólidos, que cresceram 5,3%, refletindo especialmente no aumento do embarque de soja em grãos (+12,6%) e farelo de soja (+6,9%). Além disso, a carga geral conteinerizada atingiu 477 mil TEU, a melhor marca para o mês de maio, com um aumento de 7,5%.

No acumulado do ano, a movimentação de contêineres também apresenta números recordes, alcançando 2,29 milhões de TEU (+6%). Os granéis líquidos mostraram um aumento de 2,3% em relação a maio de 2024, totalizando 1,6 milhão de toneladas, com destaque para o crescimento de óleo combustível (+51,3%) e sucos cítricos (+11,8%).

"Este recorde histórico em maio reflete a excelência da gestão portuária e a robustez da nossa logística. Cada tonelada movimentada é fruto de planejamento estratégico, investimentos em eficiência operacional e parcerias sólidas com o setor privado", afirma Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos.

Outro setor que chegou a um desempenho recorde foi o de Carga Geral Solta, que registrou 1,1 milhão de toneladas em maio (+36,7%), impulsionado pela marca histórica da celulose, que totalizou 919,2 mil toneladas, representando uma alta de 45,5% em relação ao ano anterior. O aumento nos desembarques de enxofre (141,8 mil toneladas, +29,9%), soda cáustica (129,7 mil toneladas, +65,3%) e trigo (126,1 mil toneladas, +12,8%) também foram notáveis.

O fluxo de navios portou 495 atracações em maio (+4,9% ante 2024). Considerando os cinco primeiros meses do ano, o Porto de Santos aumentou sua relevância na logística nacional, respondendo por 29,8% da corrente comercial brasileira, superior aos 29,3% registrados em 2024. A China, com 29,3% das transações com o exterior em 2025, continua sendo o maior parceiro comercial do Porto.

Ainda que o cenário apresente bons índices, alguns segmentos experimentaram quedas pontuais, como o do açúcar (–7,2% nos embarques) e café (–21,4%), resultado de ajustes sazonais e fatores de mercado.

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, responsável pelo planejamento logístico e administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos - o maior da América Latina, onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. Localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo, o complexo portuário possui 53 terminais, distribuídos entre 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

tags:Porto de Santos, movimentação de cargas, logística, importação e exportação

Comentários