Crescimento das Obras Rodoviárias em São Paulo: Um Marco de Desenvolvimento

Crescimento das Obras Rodoviárias em São Paulo: Um Marco de Desenvolvimento


O número de obras em execução nas rodovias paulistas cresceu 40% nos três meses seguintes ao lançamento do programa SP Pra Toda Obra, promovido pelo Governo de São Paulo. Currently, o estado conta com 290 intervenções em andamento, um aumento significativo em comparação com as 208 obras registradas em abril. Entre os projetos destacados estão a pavimentação da Estrada Municipal José Theotônio Silva (SBS‑371), em São Bento do Sapucaí, que recebeu um investimento de R$ 37 milhões, além das vicinais Sete Voltas (R$ 16,9 milhões) e Rio das Antas (R$ 4,9 milhões), ambas em Taubaté.


O SP Pra Toda Obra também possibilitou a entrega de 560 intervenções, incluindo o viaduto que conecta Sumaré e Hortolândia, que foi finalizado em junho com um investimento de R$ 16,8 milhões. Este programa representa um esforço substancial para melhorar a infraestrutura rodoviária, abrangendo mais de 21,2 mil quilômetros de intervencões no total, com investimentos que superam R$ 30,5 bilhões. O foco principal está em garantir mais fluidez, segurança e a conservação de vias essenciais para o escoamento de cargas e transporte de passageiros.


Até o momento, o SP Pra Toda Obra totaliza 1.546 intervenções, das quais 36,22% encontram-se concluídas, 18,69% estão em execução, 7,37% estão em fase de licitação e 37,71% já têm contratos firmados, aguardando o início das obras. É importante ressaltar que a responsabilidade pela execução dessas obras pertence às concessionárias, sob a supervisão da Artesp e do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), que está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil).


De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, as entregas do programa são fruto de um planejamento técnico rigoroso, de uma gestão eficiente, e de uma atuação integrada entre o Estado e os municípios. "Estamos fortalecer a infraestrutura viária, promovendo a geração de emprego, a ampliação da mobilidade e o desenvolvimento regional com responsabilidade e transparência", enfatizou.

As melhorias propostas incluem a duplicação de faixas, a criação de contornos, manutenção, recuperação e pavimentação. Os recursos estão sendo distribuídos com o objetivo de atender às demandas específicas de cada corredor rodoviário. O programa é projetado para gerar aproximadamente 252,6 mil postos de trabalho ao longo do desenvolvimento dos projetos, com a expectativa de beneficiar cerca de 34,7 milhões de pessoas em mais de 540 municípios. Entre as iniciativas destacadas, está o recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, com extensão de 2,1 mil quilômetros e um investimento de R$ 1 bilhão, sendo a maior extensão já feita nesse trecho, que atende diariamente a 955 mil motoristas, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026.

Em fase de licitação, o DER-SP está preparando quatro grandes lotes, que incluem: recuperação de 115 km da SP-222 (R$ 630,5 milhões), melhorias em 58,5 km da SP-147 (R$ 319,5 milhões), intervenções em 44,8 km da SP-123 (R$ 246,1 milhões), e a duplicação de 29,9 km na SP-129 (R$ 200,6 milhões). Estes trechos estão integrados ao cronograma de entregas esperadas para os próximos semestres.

tags:obras rodoviárias, SP Pra Toda Obra, infraestrutura rodoviária, desenvolvimento

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