Índice de Alfabetização até o 2º Ano Melhora no Brasil

Índice de Alfabetização até o 2º Ano Melhora no Brasil

Em 2024, 59,2% das crianças das redes públicas de ensino de todo o Brasil foram alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados na sexta-feira (11/7) pelo Ministério da Educação (MEC), mostrando um avanço significativo de 3,2 pontos percentuais desde a última medição. Em 2023, o indicador era de 56%. Este índice é obtido a partir de avaliações conduzidas pelos estados, integradas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e coloca o país perto da meta de 60%.


O ministro Camilo Santana (MEC) explicou que a calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado teve um impacto direto nesse progresso. "Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o mesmo percentual de 2023, teríamos alcançado a meta de 60,2% em 2024. Infelizmente, o estado registou uma queda significativa, e não tenho dúvidas de que isso foi resultado da situação atípica de calamidade vivida na região", afirmou o ministro. De fato, 2024 foi marcado por uma tragédia climática que afetou substancialmente a educação dos estudantes, refletindo negativamente no processo de alfabetização.

No Rio Grande do Sul, o número de crianças alfabetizadas caiu de 63,4% para 44,7% nesse período. Um total de aproximadamente 2 milhões de alunos de 42 mil escolas, espalhadas por 5.450 municípios, participaram do estudo, resultado das avaliações estaduais. Dos 5.312 municípios que foram avaliados em 2023 e 2024, 58% (3.096) aumentaram o percentual de alunos alfabetizados e 53% (2.018 municípios) atingiram a meta estabelecida.


O Ceará se destacou como o estado com o melhor percentual de alfabetização até o final do 2º ano em 2024, alcançando 85,3%, superando a meta de 80% estipulada para 2030. Na sequência, aparecem Goiás com 72,7%, Minas Gerais com 72,1%, Espírito Santo com 71,7%, e Paraná com 70,4%. Roraima, por outro lado, não implementou o sistema estadual de avaliação e não apresentou dados no indicador, mas já firmou um compromisso de participação na próxima medição. Além disso, Acre e o Distrito Federal iniciaram sua participação na edição de 2024.

Em termos de metas, o MEC se propôs a elevar os índices progressivamente nos próximos anos. Em 2025, o objetivo é alcançar 64% de crianças alfabetizadas na idade certa e chegar a 80% em 2030. A continuidade da avaliação permitirá um acompanhamento mais efetivo dessas metas. "Não queremos nenhum estado abaixo de 80% de crianças alfabetizadas. O nosso objetivo é que 100% das crianças estejam alfabetizadas, mas, pelo menos, 80% é uma meta a ser perseguida", reiterou o ministro da Educação.

Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a alfabetização é definida com o alcance de 743 pontos na escala do Saeb. Quando essa pontuação é atingida, o estudante demonstra a capacidade de ler palavras, frases e textos curtos, além de identificar informações diretas em bilhetes, crônicas e trechos de contos infantis, mostrando habilidade para fazer pequenas inferências em textos que combinam elementos escritos e visuais.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

tags:alfabetização, educação, crianças, Brasil

Comentários