O Jacaré da Lagoa da Saudade: Uma Lenda Revelada

O Jacaré da Lagoa da Saudade: Uma Lenda Revelada


Para muitos, trata-se de uma lenda urbana; para outros, uma história cuja veracidade pende entre a crença e a dúvida. A Lagoa da Saudade, localizada no Morro da Nova Cintra, em Santos, é um lugar cercado por mistérios e, inclusive, placas que alertam sobre os riscos da presença de um jacaré. Muitos apostavam na lenda de São Tomé — 'ver para crer' — uma referência ao apóstolo que só acreditou na ressurreição de Cristo após ver e tocar as feridas dele. Essa mesma dúvida pairava sobre o famoso jacaré da Lagoa, até que, recentemente, o animal apareceu em um vídeo que circulou pelas redes sociais.


Com a água da lagoa mais clara, muitos aproveitaram a oportunidade para registrar o gigante réptil, que chamou a atenção não apenas pela sua aparência, mas também pelo seu tamanho impressionante. O fato foi reconhecido pela Prefeitura de Santos, que lançou um alerta: entrar na água da lagoa é expressamente proibido. Desde 2004, a presença deste jacaré já era assinalada por reportagens, onde ele foi carinhosamente apelidado de Filomena. A questão que permanece é: será que este é o mesmo jacaré que fez sua aparição nos últimos dias?


A Prefeitura, em um comunicado, informou que as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade estão monitorando a Lagoa da Saudade. A comunidade é encorajada a manter distância do local por questões de segurança. O alerta enfatiza que a curiosidade humana deve ser manejada com cautela. Para quem acreditava que a lenda do jacaré era apenas uma história, as imagens recentes servem como prova contra essa hipótese.

Agora, surge a provocação: qual nome você daria para ele ou ela? Não deixe de acompanhar as atualizações e as notícias sobre esse intrigante animal que faz parte da paisagem de Santos. Para mais informações sobre a cultura local e eventos que envolvem a comunidade, confira outras notícias relevantes em Santos.

tags:jacaré, Lagoa da Saudade, Santos, lenda urbana

Comentários