SP Abre Curso para Pequenos Negócios que Querem Exportar
O Governo do Estado de São Paulo tem um compromisso significativo com a capacitação de micro, pequenas e médias empresas, incluindo startups e produtores rurais que buscam a internacionalização de seus produtos e serviços. A iniciativa, parte do programa Exporta SP, é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos da pasta.
Os empreendedores de todas as regiões do estado e em qualquer setor têm até o dia 31 de julho para se inscrever na capacitação, que é gratuita e realizada totalmente online. O programa terá duração de três meses durante o segundo semestre e proporcionará encontros coletivos duas vezes por semana, assim como até quatro sessões de mentoria individual com especialistas. Isso permitirá que os participantes discutam suas necessidades e desafios específicos, fomentando um ambiente propício ao aprendizado e à troca de experiências.
O Exporta SP é coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que gere quatro escritórios internacionais em continentes estratégicos como Europa, América do Norte, Ásia e Oriente Médio. Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, destaca a importância da capacitação: "Ao investir na formação de empreendedores, estamos incentivando os pequenos negócios a explorarem novos mercados, impulsionando o desenvolvimento que gera renda e empregos, uma diretriz fundamental do governador Tarcísio de Freitas."
O conteúdo da capacitação abrange diversos temas cruciais para a internacionalização, incluindo formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial, assim como estratégias de marketing e vendas. Além disso, as empresas participantes receberão suporte contínuo de especialistas por um período de até dois anos. Segundo Rui Gomes, presidente da InvestSP, "acessar o mercado internacional permite que pequenas empresas desenvolvam novas habilidades, tornem-se mais competitivas, aumentem seu faturamento e diversifiquem suas fontes de receita, garantindo maior segurança em tempos desafiadores. É vital que apoiemos esses pequenos negócios, que são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil."
tags:capacitação, micro e pequenas empresas, Exporta SP, internacionalização
Comentários
Postar um comentário